sexta-feira, 7 de junho de 2013

BANCO COMUNITÁRIO E MOEDA SOCIAL!

O vereador CÍ na sessão do dia 20\05\2013 comentou sobre a criação aqui em Unistalda do Banco comunitário e da Moeda Social,  uma ótima ideia e que o vereador CÍ indicou ao executivo, para que estudem este projeto, que com certeza só trará benefícios para Unistalda estimulando a economia do município, e surge como uma economia solidária e possui características próprias. É considerada um instrumento de desenvolvimento local, destinada a beneficiar o mercado de trabalho dos grupos que participam da economia do município. 
Seu uso é restrito, e a sua circulação beneficia a redistribuição dos recursos na esfera da própria comunidade, sua criação se inspira nos conceitos da economia solidária de articulação e trocas de economia, na produção e comercialização de produtos, por beneficiar a comunidade local e trazer desenvolvimento para o município.
Mas para obtermos a moeda Social temos que abrir primeiramente o Banco Comunitário que são serviços financeiros solidários, em rede , de natureza associativa e comunitária,voltados para a geração de trabalho e renda na perspectiva de trabalho de reorganização das economias locais, tendo por base os princípios da Economia Solidária. Seu objetivo é promover o desenvolvimento de territórios de baixa renda, através do fomento a criação de redes locais de produção e economia popular e solidária em seus diversos âmbitos, como de pequenos empreendimentos produtivos, de prestação de serviços, de apoio á comercialização e o vasto campo das pequenas economias populares.
Temos hoje por exemplo aqui no Rio Grande do Sul a cidade de São Leopoldo que já tem o Banco comunitário chamado Pontes solidárias, esse foi no primeiro RS e o primeiro de São leopoldo, também já temos em outros estados com no paraná e ceará e outros muitos, isto já não é novidade em vários estados e cidades do Brasil, seria interessante o executivo unistaldense estudar esta ideia do Vereador CÍ, e quem sabe em breve implantar o Banco comunitário e a moeda social que com certeza só trarão benefícios a Unistalda, fazendo com que a economia fortaleça, ampliando o poder do comércio local e aumentando a riqueza da comunidade gerando emprego e renda dentro do município.

terça-feira, 4 de junho de 2013

SESSÃO 03\06\2013

O Vereador Moacir Nazário começou sua fala parabenizando a nova patroa do CTG querência do pau ferro, profª Ana Arocha, e todo os que compõem o quadro da nova patronagem.
Comentou sobre o poço artesiano  perfurado no Rincão dos Viana no fim de semana, e fez um agradecimento especial  ao Deputado Valdeci Oliveira que deu apoio desde o começo e lutou junto com o vereador CÍ para que saísse do papel o poço artesiano, muitos até duvidaram e não acreditaram que o poço seria mesmo perfurado, lembrou que muitos fizeram até piadas de mau gosto, dizendo que o poço só sairia se fosse a picão, pois aí esta a prova, saiu, e não foi preciso o uso de tal ferramenta, com 126 m de profundidade e 12,000 litros\hora, esta pronto e aguardando somente a vinda de mais alguns materiais que virão de Porto Alegre para finalizar e coloca-lo em funcionamento.
O vereador CÍ pediu que fosse estudado pelo executivo uma forma de sanar o assunto referente as lâmpadas de iluminação e postes de Unistalda, pois a localidades que ainda não tem iluminação ou falta os postes, nossa cidade esta em evolução mais casas foram construídas, temos que nos adequar o quanto antes.
Parabenizou a vereadora Regina Dorneles pela sugestão de pedido de um carro exclusivo para levar doadores de sangue para o hospital em Santiago.
Convidou os munícipes para o Baile no dia 8 de junho no CTG Querência do pau ferro com o Show de João Chagas Leite e baile baile com Os Pataqueros.

ATENÇÃO!!!

Hoje a partir das 13:30 hrs será realizado na câmara de vereadores de Unistalda uma palestra sobre o recadastramento biométrico.
Então, você que ainda tem alguma dúvida, vá até a câmara, estarão palestrando o Juiz Eleitoral Rafael silveira peixoto e o chefe da zona eleitoral de Santiago senhor Gidião Barbosa Damian.
   Compareça e tire suas dúvidas!!!

segunda-feira, 3 de junho de 2013

POÇO ARTESIANO!!

Prefeito José Ribeiro,Vereador CÍ, e Sec obras João Eduardo
Fotos:BLOG UNISTALDENSE
Ontem começou a ser perfurado o poço artesiano na localidade do Rincão vianas, poço no qual o vereador CÍ trabalhou incansavelmente para que Unistalda fosse contemplada, e graças a ajuda do deputado estadual Valdeci Oliveira, desde ontem já estão em pleno trabalho de perfuração.
Essa é mais uma prova, que as coisas podem acontecer em Unistalda, desde que haja trabalho, e isso o vereador CÍ tem mostrado de sobra, especialmente para algumas pessoas que ainda não acreditam no trabalho do vereador Moacir Nazário, esta aí, mais uma vez  fazendo a diferença, e ainda fará muito pelo nosso município.