sexta-feira, 24 de maio de 2013

AGRICULTURA FAMILIAR.

Você sabe o que é agricultura familiar? Nada mais é que o cultivo da terra realizada  por pequenos  proprietários rurais, tendo como mão de obra o núcleo familiar, ao contrário da agricultura patronal que utiliza a mão de obra de trabalhadores contratados, fixos ou temporários em propriedades médias ou grandes.
Cerca de 60% dos alimentos consumidos pela população brasileira são produzidos por agricultores familiares.
No brasil, a agricultura familiar é responsável pela produção de 87% da produção nacional de mandioca, 70% da produção de feijão, 46% do milho, 38% do café, 34% do arroz, 21 % trigo e, na pecuária 60% do leite,59% do plantel de suínos, 50% das aves e 30% dos bovinos.
Entre os estados brasileiros , a agricultura familiar tem especial destaque no paraná.Das 374 mil propriedades  rurais no estado, 320 mil pertencem a agricultores familiares. Quase 90% dos trabalhadores estão vinculados a agricultura familiar.O Paraná tem uma expectativa de safra de 30 milhões  de toneladas de grãos e mais 50% do valor bruto da produção vem da agricultura familiar.1\3 das terras do estado são agricultores, e a maior parte está em propriedades com menos de 50 hectares.
E pensando em tudo isso que o deputado Estadual Edegar Pretto trabalha, na ampliação da agricultura familiar, e com regulamentação da lei que cria o sistema unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte,(SUSAF-RS) marca o atendimento de uma demanda histórica de trabalhadores rurais do estado, e agora são beneficiados com uma legislação inédita no país.
Com a inclusão do SUSAF-RS, as agroindústrias familiares, com inspeção do município podem comercializar seus produtos em todo estado.
Além da diversidade e maior oferta de produtos, terão oportunidade de encontrar nas prateleiras dos supermercados produtos saudáveis , com sabor da colônia ,elaborados pelos nossos agricultores.
Mas o município tem a responsabilidade dos administradores municipais criarem e organizarem serviços de inspeção municipal (SIM).
A implantação do SUSAF-RS em todo o estado permite que as agroindústrias familiares , artesanais e de pequeno porte produzam  mais alimentos para a mesa dos gaúchos, com renda e qualidade de vida, quem sabe  mais adiante podemos implantar este projeto aqui em Unistalda, e o primeiro passo será dado, nos próximos dias estaremos divulgando a  data da palestra sobre Agricultura Familiar que será realizado aqui em nosso município, palestra, que o Vereador CÍ e o Vice-prefeito  Moacir Antolini em visita ao gabinete do Deputado Estadual Edegar Pretto, conversaram e acertaram para que também fosse feito aqui em Unistalda, para que o nosso agricultor também tenha a oportunidade de conhecer e ter acesso a Agricultura Familiar.

FRASE DO DIA!!!


''Talento é mais barato que sal.O que separa a pessoa talentosa da bem-sucedida é muito trabalho duro.''

Stephen King

terça-feira, 21 de maio de 2013

Gostaríamos de frisar a você leitor do blog pt unistaldense que o vereador CÍ não é contra ao aumento de salário dos funcionários da prefeitura, como foi comentado hoje na cidade, mas seria contra se fosse menos de 5%(o salário vai ter um acréscimo de 5,39%)porque o mesmo acha que menos de 5% seria muito baixo e tem a convicção que o funcionalismo público merece muito mais que 5%.
Fica aqui um esclarecimento a este assunto,qualquer duvida entre em contato conosco estamos a disposição!

segunda-feira, 20 de maio de 2013

SESSÃO 20\05\2013


Hoje (20)em sessão o Vereador Moacir Nazário CÍ fez um pedido de Indicação,que o poder executivo estude a possibilidade de criar um banco comunitário em nosso município, o mesmo justificou dizendo que através deste banco podemos implantar aqui em nosso município uma moeda comunitária com o objetivo de estimular a economia da nossa comunidade, e ainda deixou uma sugestão de nome para a moeda ''Pau-Ferro''.
Se associou as palavras do vereador Jorge barbosa para que não seja mais feito velórios na câmara municipal de vereadores já que tem um decreto que proíbe, mas pediu que fosse feito valer  este decreto sem exceções,visto que temos em  nosso município uma capela mortuária.
Comentou sobre o aumento do salário do funcionalismo público que foi de 5,39% , e achou muito pouco, principalmente para os operários, e que sinceramente esperava mais, mas, disse que ainda bem que foi mais de 5 % se não teria votado contra, já que seria um valor muito baixo, e nossos funcionários merecem um salário mais compatível.

FRASE DO DIA!!!

''Alguns vivem para mandar e ganhar dinheiro.Outros para obedecer e ganhar salário''.
                                                                             Horlando Halergia