sexta-feira, 24 de maio de 2013

AGRICULTURA FAMILIAR.

Você sabe o que é agricultura familiar? Nada mais é que o cultivo da terra realizada  por pequenos  proprietários rurais, tendo como mão de obra o núcleo familiar, ao contrário da agricultura patronal que utiliza a mão de obra de trabalhadores contratados, fixos ou temporários em propriedades médias ou grandes.
Cerca de 60% dos alimentos consumidos pela população brasileira são produzidos por agricultores familiares.
No brasil, a agricultura familiar é responsável pela produção de 87% da produção nacional de mandioca, 70% da produção de feijão, 46% do milho, 38% do café, 34% do arroz, 21 % trigo e, na pecuária 60% do leite,59% do plantel de suínos, 50% das aves e 30% dos bovinos.
Entre os estados brasileiros , a agricultura familiar tem especial destaque no paraná.Das 374 mil propriedades  rurais no estado, 320 mil pertencem a agricultores familiares. Quase 90% dos trabalhadores estão vinculados a agricultura familiar.O Paraná tem uma expectativa de safra de 30 milhões  de toneladas de grãos e mais 50% do valor bruto da produção vem da agricultura familiar.1\3 das terras do estado são agricultores, e a maior parte está em propriedades com menos de 50 hectares.
E pensando em tudo isso que o deputado Estadual Edegar Pretto trabalha, na ampliação da agricultura familiar, e com regulamentação da lei que cria o sistema unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte,(SUSAF-RS) marca o atendimento de uma demanda histórica de trabalhadores rurais do estado, e agora são beneficiados com uma legislação inédita no país.
Com a inclusão do SUSAF-RS, as agroindústrias familiares, com inspeção do município podem comercializar seus produtos em todo estado.
Além da diversidade e maior oferta de produtos, terão oportunidade de encontrar nas prateleiras dos supermercados produtos saudáveis , com sabor da colônia ,elaborados pelos nossos agricultores.
Mas o município tem a responsabilidade dos administradores municipais criarem e organizarem serviços de inspeção municipal (SIM).
A implantação do SUSAF-RS em todo o estado permite que as agroindústrias familiares , artesanais e de pequeno porte produzam  mais alimentos para a mesa dos gaúchos, com renda e qualidade de vida, quem sabe  mais adiante podemos implantar este projeto aqui em Unistalda, e o primeiro passo será dado, nos próximos dias estaremos divulgando a  data da palestra sobre Agricultura Familiar que será realizado aqui em nosso município, palestra, que o Vereador CÍ e o Vice-prefeito  Moacir Antolini em visita ao gabinete do Deputado Estadual Edegar Pretto, conversaram e acertaram para que também fosse feito aqui em Unistalda, para que o nosso agricultor também tenha a oportunidade de conhecer e ter acesso a Agricultura Familiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário